Escassez de recursos e falta do auxílio financeiro prometido pelo Governo Temer, comprometeu integralidade no cumprimento de calendário de pagamentos da Prefeitura


A Prefeitura de Itapajé não conseguiu cumprir o calendário de pagamento dos salários atrasados dos servidores municipais. Divulgado no dia 21, o cronograma previa que até a última quinta-feira, dia 28, todos os servidores efetivos receberiam seus salários referentes ao mês de novembro. A maior parte dos servidores teve depositado em conta bancária seus proventos, no entanto, os servidores da Secretaria da Administração, Planejamento e Finanças, Secretaria da Cultura, Turismo e Desporto, e Gabinete da Prefeitura ficaram sem receber. Além destes, os servidores do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) também não foram contemplados.

A justificativa da Gestão municipal é que a administração do Prefeito Dimas Cruz esperava contar com reforço de caixa de aproximadamente R$ 656 mil, fruto de auxílio financeiro da União, prometido às prefeituras brasileiras pelo presidente Michel Temer ainda neste ano. Na quinta, dia 28, data limite para depósito do dinheiro nas contas dos municípios, os Ministérios do Planejamento e Fazenda emitiram nota informando que o dinheiro – dois bilhões de reais que seriam rateados entre todos os municípios – não seria liberado.

Sem poder sacar

Os servidores que recebem seus salários através do Banco do Brasil, até às 13h desta sexta-feira, dia 29, não tinham ainda a segurança de que poderiam sacar seus proventos. Isso porque todos os repasses relativos a pagamento de servidores da Prefeitura de Itapajé são enviados à Caixa Econômica Federal, no entanto, há servidores que optaram pela portabilidade bancária e mantêm contas-salários na agência do Banco do Brasil. Muito embora tenha havido o repasse da Caixa para o Banco do Brasil, as gerências das duas agências alegaram que ‘problemas técnicos’ estavam impedindo a disponibilização do dinheiro nas contas dos servidores-clientes do Banco do Brasil.

Impasse

Através de mensagens enviadas para o departamento de jornalismo da rádio Atitude FM, durante a apresentação do Jornal Integração, servidores da Secretaria de Infraestrutura alegavam que seus salários ainda não estavam disponíveis para saque, muito embora a informação oficial da administração municipal fosse de que os salários dos funcionários da pasta já estariam disponíveis.

Dados: Mardem Lopes


Postar um comentário

0 Comentários