Autarquia Municipal do Meio Ambiente de Irauçuba faz alerta acerca de incêndios ocorridos no município



Veja o que foi publicado pela Autarquia através de sua rede social, facebook, acerca dos casos de incêndios que ocorreu em Irauçuba nos últimos dias.

Nota Informativa

Tendo em vista os focos de queimadas no Município de Irauçuba, tanto em área urbana quanto rural, e sua incidência maior no período de agosto a dezembro, que antecedem ao início da quadra chuvosa, estação em que a vegetação apresenta aspecto mais seco e mais inflamável, a Autarquia Municipal do Meio Ambiente de Irauçuba (AMMAI) vem diante dessa nota alertar aos cidadãos irauçubenses sobre as problemáticas que queimadas criminosas podem causar.


Em relação ao meio ambiente

As queimadas podem acontecer na natureza de forma espontânea ou por intervenção do homem, ambas são prejudiciais ao meio ambiente e aos seres que ali estão inseridos, porém os focos com origem humana são atitudes criminosas, mesmo quando praticadas sem intuito de causar mal a terceiros, pois o Meio Ambiente é um bem coletivo e é dever de todos a sua proteção e preservação.
Em relação a saúde:
A fumaça causada por queimadas irregulares de lixo contém uma capacidade toxica de nível muito elevada, principalmente lixo residencial que possui uma variedade de produtos e subprodutos que quando queimados geram poluentes nocivos à saúde humana e animal, causando desde problemas respiratórios momentâneos como falta de ar e dificuldade de respiração, como até a morte por inalação excessiva de Gás carbônico e outros componentes.


Sanções Penais

O ato de queimar lixo no quintal de uma residência, considerado inofensivo por muitas pessoas, consiste em um grande perigo para sociedade, haja vista que vários incêndios começaram com uma simples queima num terreno baldio, no quintal de casa, e acabam consumindo casas e até vidas. O artigo 54, da Lei 9.605 de 1998, conhecida como a Lei de Crimes Ambientais, preceitua que causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora é crime punível com multa podendo em casos mais graves ser punido com pena de reclusão que varia de um a cinco anos de prisão.


Orientações

- Evitar jogar bituca de cigarro as margens da rodovia e estradas carroçáveis, pois mesmo sem intenção você pode ocasionar um incêndio de grande proporção com esse simples gesto de descarte irregular.
- Ao fazer a limpeza de terrenos com intenção de construir, plantar ou até mesmo só para mantê-lo limpo, fazer o descarte dos resíduos gerados em local apropriado para que assim seja recolhido pelo carro da limpeza pública, abandonando em definitivo o habito de fazer aglomerados de resíduos para queimar, aglomerados esses mais conhecido popularmente como coivaras que são terminantemente proibidos tanto na área rural como na área urbana.
- Fazer o descarte do lixo domiciliar sempre em local apropriado para assim ser recolhido pelo carro da limpeza Pública, evitando assim a criação de monturos propícios a queima de resíduos por parte de pessoas mal informadas ou mal-intencionadas. 
Seguindo essas orientações básicas estaremos cuidando do meio ambiente e evitando grandes transtornos causados por esse ato criminoso e degradante que é a queimada irregular de resíduos e focos de incêndio na vegetação as margens das rodovias.

Publicidade


Mercadinho o David

A dona de casa vai encontrar tudo para reabastecer a despensa do Lar é no Marcadinho do David Lincoln.
Gêneros alimentícios; bebidas; refrigerantes e águas, tudo num só lugar e com o preço camarada da cidade, além do excelente atendimento. 
Você também encontra sempre disponível recarga das operadoras: Claro, Vivo, Tim e Oi.
Rua Santos Dumont, nº 42; Galpão dos feirantes.
Contato: 85 99191 1654, também opção via WhatsApp

Postar um comentário

0 Comentários