Polêmica do furto de itens dos ônibus escolares, secretaria da Educação diz que há uma sindicância e a Polícia Civil já investiga o caso

 


Na manhã da última quarta-feira (16) um vídeo produzido pelo vereador Neutel Monteiro, direto do interior da garagem onde ficam estacionados os ônibus escolares da frota municipal, gerou muita polêmica pelas declarações do parlamentar e em seguida a versão da gestão municipal que decidiu esclarecer os fatos: furtos de itens mecânicos e a presença da prefeita municipal, Gorete Caetano, da secretária de Finanças, Karenina Caetano, no momento em que o legislador se encontrava no referido espaço público.

No vídeo, Neutel Monteiro explana a ocorrência do furto de estepes e outros itens de sete ônibus, ocasião que se refere a respeito da presença das gestoras no local enquanto ele produzia as imagens e cumpria com sua prerrogativa de parlamentar, que é fiscalizar, e tentando dizer que era uma forma de "intimidá-lo". Ainda na ocasião o vereador afirmava que dali mesmo se dirigiria à Delegacia municipal para fazer um boletim de ocorrência da suspeita de furto dos itens de sete veículos.

O vereador destaca que antes de ir à Delegacia procurou o responsável pelos transportes escolares na sede da Educação e solicitou que o servidor abrisse as portas de cada ônibus para que ele [Neutel] pudesse conferir o teor das denúncias do sumiço dos itens nos veículos, sendo recebido pelo coordenador, identificado como Antônio Carlos, conhecido por “Carlinhos da Santa Cruz”, que atendeu à solicitação do parlamentar.

 

Prefeita municipal

 

Em live que foi ao ar em sua página na rede social, na manhã desta quinta-feira (17), a prefeita Gorete Caetano esclareceu o fato de sua presença e da secretária Karenina na garagem dos ônibus no momento em que o vereador Neutel Monteiro se encontrava no local; foi justamente quando se dirigiam de sua casa, ali nas imediações, até à prefeitura e percebeu uma movimentação atípica no local, decidindo parar e ir conferir o que se tratava.

No interior da garagem viu que estava lá o vereador, soube do motivo da sua presença e tentou explicar para o parlamentar que a situação de furto dos itens já era do conhecimento da secretaria da Educação que, inclusive já havia sido denunciado à Delegacia municipal através de um boletim de ocorrência, explicou a prefeita.

A gestora afirma que, em nenhum momento tentou impedir a atitude do vereador no interior da garagem, apesar de saber do modo como atua através de seu mandato de parlamentar em oposição ao seu governo.

 

Coordenador dos transportes escolares

 

Antônio Carlos (Carlinhos de Santa Cruz), na mesma live de esclarecimentos da prefeita Gorete Caetano, explanou também que desde quando assumiu o cargo de coordenar dos transportes na secretaria da Educação, realizou duas vistorias na frota e que na segunda ocasião, em 23 de abril detectou que em sete veículos estavam faltando itens de segurança, tidos de suma importância, como: estepes (7), chaves de rodas (2), macacos (4) e triângulos de sinalização (2).

 O servidor disse que ao perceber o fato de imediato comunicou à secretária da Educação, Carmem Sílvia, que decidiu acompanhá-lo até à Delegacia municipal para juntos registrarem um boletim de ocorrência a respeito do sumiço destes itens, fato característico como furto.

Ainda na live, o coordenador dos transportes afirma que no início do ano, primeira vistoria, foram detectadas a falta de mais de um documento dos ônibus adquiridos em 2019, e correndo contra o tempo, antes da retomada das aulas presenciais na rede municipal e estadual, tenta providenciar a emissão de novos documentos junto ao Detran, um gasto para o erário público municipal.

 

Secretária da Educação

 

A secretária professora Carmem Sílvia, titular da pasta da Educação ratificou as palavras do coordenador dos transportes escolares, Antônio Carlos, e disse que desde quando foi detectado o sumiço dos estepes e outros itens de segurança dos sete ônibus, foi feito um boletim de ocorrência na Delegacia municipal e que a gestão municipal não publicou o fato por que foi uma orientação da própria Polícia Civil, pois as investigações necessitariam do sigilo para facilitar a identificação dos suspeitos do desaparecimento dos itens supracitados.

Carmem Sílvia disse ainda que foi aberto pela secretaria da Educação uma sindicância para apurar o sumiço dos estepes, macacos, chaves de rodas, triângulos e documentos dos ônibus de responsabilidade do setor de  transportes escolares.

A gestora afirmou que a pasta providencia solicitar uma licitação para aquisição destes itens de segurança dos veículos da frota do transporte escolar. 


Postar um comentário

0 Comentários