PL aprovado pela Câmara autoriza o Executivo criar a Secretaria da Segurança Pública, Trânsito, Transportes e Defesa Civil

 


A Câmara Municipal de Itapajé aprovou durante sessão extraordinária que ocorreu nesta terça-feira (21), o Projeto de Lei Complementar nº 001/2025, de autoria do Poder Executivo, que instituirá a Secretaria de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Civil.

A nova pasta será responsável pela coordenação da Guarda Civil Municipal, fiscalização do Trânsito e regulamentação de serviços de transporte, como táxis e mototáxis, além de implementar programas preventivos de combate à violência.

Também foram instituídos órgãos internos, como, o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), a Corregedoria e a Ouvidoria da Guarda Municipal, como táticas de eficiência na execução de Políticas de Segurança pública e transportes.


Outro PL

Outro Projeto de Lei (nº 09/2025) aprovado de forma extraordinária pelo Legislativo, trata-se da matéria que cria o programa Estágio para o Futuro.

A Política pública terá como finalidade oferecer estágios remunerados para estudantes do ensino médio, técnico e superior nos órgãos da Administração Pública Municipal, e deve proporcionar uma experiência prática e qualificação profissional aos jovens do município.

A seleção dos estagiários ocorrerá com base em critérios, como, renda familiar, desempenho acadêmico e recomendações. A gestão do programa será de responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Itapajé.

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