Localidade de Mocó de Cima é contemplada pelo Governo do Estado com ampliação do abastecimento d'água

 


Irauçuba é um dos 19 municípios do Estado contemplado com recursos do Governo estadual para a execução de projetos de ampliação de abastecimento d’água em localidades na zona rural.

Em solenidade que ocorreu no início desta semana na sede do Governo, em Fortaleza, através da prefeita Patrícia Barreto o município de Irauçuba assinou o termo de compromisso, aderindo a este projeto de iniciativa da esfera estadual.

No município a localidade de Mocó de Cima será contemplada com a ampliação do abastecimento de água, através de convênio entre Estado, Município e até o empenho da Associação Comunitária Dona Emília.

A ação será executada pelo Governo do Ceará, por meio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar).


 Problema de desabastecimento d'água

O município de Irauçuba tem encarado uma grave situação de desabastecimento, e diante de esforços realizados pela prefeita Patrícia Barreto e sua equipe já foi avançado, e mais precisará avançar até a superação do grave problema que afeta o abastecimento.

Após solicitação de uma reunião de urgência com a gerência da Cagece uma comitiva de Irauçuba foi recebida pelo Superintendente Erisberg Silva Albuquerque, responsável pela Diretoria de Unidade de Negócios do Interior. O encontro contou com uma equipe técnica extensa, incluindo mais de 6 pessoas da Gerência de Obras, como: Adriano Alves (Gerente Técnico no SISAR BCL - Itapipoca) e representantes da GESAR, a gerência responsável pelo saneamento rural.

Foram discutidas soluções concretas e definido um plano de ação:

- Cagece e Sisar de forma integrada com apoio da Prefeitura iniciaram nesta terça-feira (19), mapeamento completo dos trechos das duas adutoras, Missi e Jerimum com vistas a retirada de vazamentos e furtos de água;

- Estudo de viabilidade técnica e financeira do melhoramento dos equipamentos de captação no Açude Missi;

-Estudo de solução para as quedas constantes de energia que ocasionam a paralização do sistema (possível gerador);

- Compromisso de, em eventual desabastecimento prolongado, a partir desta semana haver disponível um ou mais carro-pipa abastecendo os bairros, iniciando pelos conjuntos habitacionais.

Na quarta-feira, dia 27, haverá um encontro na Prefeitura com a presença da gerência da Cagece, onde será apresentado à população os resultados completos da auditoria e vistoria que estão realizando nesta semana nas adutoras do Missi e do Jerimum. Além disso, serão detalhadas as medidas já tomadas e o plano de enfrentamento do problema a curto, médio e longo prazo.

Postar um comentário

0 Comentários