Em Vigília, cristão celebram na Matriz de Itapajé a liturgia que proclama a Páscoa, Cristo ressuscitado




A paróquia de Itapajé concluiu na noite deste sábado, o da Aleluia, a liturgia do Tríduo Pascal que havia sido iniciada na última quinta-feira, 29, com a Ceia do Senhor, se estendendo com a Celebração da Paixão e culminando com a ‘Mãe’ de todas as liturgias que é a Vigília Pascal.
A celebração se iniciou fora da igreja, onde foi dada a bênção do Fogo, e nele aceso pela primeira vez o Círio Pascal simbolizando Cristo Luz do mundo que ressuscitou e dissipa as trevas, sendo Luz.
Com as luzes da igreja parcialmente desligadas, o presidente da celebração [Padre Eugênio] entra solenemente conduzindo o Círio, e por três vezes diz: “eis a Luz de Cristo!” Finalmente pondo o Círio em local bem destacado na igreja.
A liturgia segue com as leituras bíblicas (ao todo são sete, intercaladas com Salmos, e o complemento da Carta de São João). Dando seguimento, o sacerdote abençoa a água que, após a renovação das promessas batismais, antes da ladainha de todos os Santos, é aspergida nos fieis.
O decorrer da celebração se dá com a Liturgia Eucarística, finalizando com a bênção solene que proclama a Páscoa de Cristo Jesus. 












Homilia

Padre Eugênio durante homilia proferida para a assembleia destaca a importância da Fé celebrada à Luz da ressurreição de Jesus, motivo maior da fé e razão do nosso viver. 


Enfatiza que a vida triunfando sobre a morte, que é o mesmo de Cristo ressuscitado, todo cristão é chamado após a preparação durante a quaresma e a liturgia da Semana Santa, a viver uma nova vida; libertos do pecado para viver a graça em Jesus que vive e é sinal de vida eterna, na santidade.

Postar um comentário

0 Comentários