A ascensão do Açude Ipuzinho, desde o canteiro de obras à sua primeira sangria



O Açude Ipuzinho foi um projeto viabilizado para Itapajé desde o primeiro governo do ex-governador Cid Gomes, de 2006 a 2010 (ano em que a obra foi iniciada).
A obra custou para os cofres do Estado do Ceará mais de R$ 9.706.000,00 e foi concluída no início do ano de 2013, inaugurada no mesmo ano no dia 11 de maio, e nos anos seguintes o Ipuzinho foi ganhando aporte, a cada ano neste intervalo de 5 anos atingindo números inéditos. Em 2017 quase que alcançava a marca dos 100%, a sua recarga entrou nos meses de estiagem no dado de 98%, mas não foi ainda naquela ocasião que chegou ao ápice.
2018 começou e o Ipuzinho continuou variando de 78% aos 85%, chegando no mês de março à casa dos 90% e no dia 11 de abril, após atingir 99,6% no início da manhã, posterior a um dia muito chuvoso, por volta do meio-dia daquela data o tão esperado volume de 100% foi atingido pela primeira vez, e ocasiona até as horas atuais a tão esperada sangria.

Participações na conquista

A obra que foi feita pelo ex-governador Cid Gomes, teve o empenho também junto ao governo da época, do prefeito que exercia mandato de 2005 a 2008, Kelsey Forte, junto de Elihu Lira e deputado Zezinho Albuquerque, cobrando a efetivação da obra, mediante a indenização para desapropriação das terras onde seriam alagadas, e a iniciando posteriormente em 2010.
O sucessor de Kelsey, Padre Marques, também batalhou junto ao Governo do Estado pela celeridade da obra, a quitação do restante das indenizações e o início do desmatamento e construção de toda a estrutura que represariam as águas no Ipuzinho, que por lei estadual é chamado de João Lira Magalhães, e para a Secretaria de Recursos Hídricos e Cogerh, é Barragem Itapajé.
No curso da obra três empresas passaram pela execução dos trabalhos, e por questão de problema interno das próprias duas primeiras empresas, o deputado Danilo Forte, eleito em 2010, solicitou ao governador Cid Gomes a mudança de empresa, tudo para que as obras não atrasassem e quanto antes o Açude estivesse concluído e armazenando as primeiras.
A baixo confira vídeo de um dos dias de trabalho no canteiro da obra. Imagens colhidas em julho e novembro do ano de 2012, respectivamente.



















Os vídeos são de autoria do Cesário Pinto, servidor público.

Postar um comentário

0 Comentários