Primeira lâmina d’água começa a escoar pelo sangradouro do Ipuzinho; desde que foi inaugurado em 2013, o Açude sangra pela primeira vez




Agora é oficial. A primeira lâmina d’água após o Açude Ipuzinho atingir seu 100% de volume, começa a descer pelo sangradouro do reservatório.
O fato se consumou após as 13h00 desta quarta-feira, 11. Com as chuvas desta terça-feira que banhou o município de Itapajé, um grande aporte de água se dirigiu ao Açude Ipuzinho e garantiu na manhã de hoje o reservatório atingir marcas inéditas até chegar sangrar pela primeira vez.
Cada vez mais o número de populares pela parede do Ipuzinho em direção ao sangradouro, aumenta e gera um dia bem especial para a história de Itapajé.
Em instantes, mais informações.

Açude João Lira Magalhães, assim denominado por força de lei estadual

A história de construção de Ipuzinho se deu início desde as primeiras indenizações que foram pagas aos proprietários de terras onde foram alagadas pelas águas do reservatório. As indenizações foram pagas inicialmente no governo do ex-prefeito Kelsey Forte, entre 2007 a 2008.
As obras foram iniciadas de fato no ano de 2010, época em que o prefeito de Itapajé era Padre Marques, que batalhou junto ao governo Cid Gomes pela regularização das indenizações que ainda restavam, e por meio de um acordo entre Estado e Município, foi quitada esta parte e só assim o governo após contratar a empresa, deu início às obras da barragem Itapajé.
Pelo menos três empresas passaram pelo curso da obra, e em 2012 o Açude foi concluído, sendo inaugurado no ano posterior, ainda pelo governador Cid Gomes. Itapajé neste ano tinha como prefeito Ciro Braga.
O importante empreendimento foi inaugurado no mês de maio daquele ano. E de lá pra cá, tem alcançado dados importantíssimos, como o desta quarta-feira, 11 de abril de 2018, que é o 100% garantindo a sangria.

Detalhe: a obra teve também o empenho de forças políticas, como, Zezinho Albuquerque que é deputado estadual e do Elihu Lira; ambos, reivindicavam pela obra ao governador Cid Gomes.







Postar um comentário

0 Comentários