Desde 2005, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é usado no Brasil como um indicador de qualidade. Em 2007, entraram em vigor metas a serem alcançadas, a cada dois anos, por estudantes de cada escola, por municípios e por estados, em três níveis: anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º), anos finais (6º ao 9º) e ensino médio. Desde então, alunos do 1º ao 9º ano das redes pública e privada, juntas, do Ceará têm superado todas as metas do Ideb - uma somatória do nível de aprendizagem em português e matemática às taxas de aprovação. Com isso, o desempenho dos alunos do Ceará do 1° ao 9° ano está acima da média nacional.
Em 2019, conforme divulgado, ontem, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Estado manteve o bom desempenho nesta etapa. Prova disso é que nove das 10 escolas com índices mais altos do Brasil nos anos iniciais do Ensino Fundamental são do Ceará.
O Ideb é calculado equilibrando a taxa de aprovação dos estudantes com o desempenho deles em português e matemática, mensurado pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Como resultado do cálculo, é obtido um valor que vai de 0 a 10.
Os anos iniciais do ensino fundamental no Brasil são a etapa na qual os estados mais conseguem cumprir as metas do Ideb. Assim como Ceará, no decorrer destes últimos 12 anos, outras 21 unidades da federação vêm alcançando e superando continuamente as taxas esperadas para os alunos do 1º ao 5º ano. Mas, na etapa seguinte, entre os estudantes de 6º ao 9º ano, a preservação do bom desempenho se torna mais restrita. Nesta etapa, diferentemente da maioria dos estados, o Ceará tem, a cada 2 anos, aumentado progressivamente os índices alcançados.
Com nota de 5,4, em 2019, o Ceará
superou a meta e teve o segundo melhor Ideb do Brasil, nesta etapa ensino.
Apenas São Paulo registrou nota maior que o Ceará.
Anos iniciais
Ainda no 1º ao 5º ano, o Ceará obteve destaque nacional no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) ao ter nove das 10 escolas com índices mais altos do Brasil nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em 2019. Com 350 alunos, a Escola de Ensino Fundamental Maria do Carmo Cardoso, no município de Independência, distante cerca de 300 km de Fortaleza, anotou o maior resultado do país: 9,8.
Ao mesmo tempo, na etapa final do EF, o Ceará tem sete das 10 escolas com maior índice, sendo a Nossa Senhora Aparecida, de Granja, a unidade com a nota mais elevada do país, 8,7. No ensino médio, a Escola Estadual de Educação Profissionalizante (EEEP) Adriano Nobre, em Itapajé, que alcançou 7,1 no Ideb de 2019 figura entre as 10 com resultados mais altos.
Para o governador Camilo Santana, os resultados são motivo de "orgulho". "Hoje, o Ceará é um exemplo, uma referência. Isso é resultado do esforço de cada um que se dedica à educação", declarou durante live realizada nesta ontem (15). Na ocasião, o gestor parabenizou professores, alunos e familiares de alunos da rede pública do Estado.
Do 1º ao 5º ano o Ceará tem 79 escolas
entre as 100 melhores do Brasil. Já do 6º ao 9º ano são 73 colégios entre os 100
melhores do país. E 21 escolas cearenses de ensino médio estão entre as 100
melhores do Brasil. A Escola Adriano Nobre, de Itapajé, está entre as 10
melhores.
Informação:
Diário do Nordeste
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